quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Utilização de ferramentas da tabela ASCII:



 
 Código ASCII:
 
 
 
 
 
 
ASCII Generator:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Conversor de imagens em ASCII:
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 

Bibliografia: http://www.supertrafego.com/ms_codigo_ascii.asp ; http://www.network-science.de/ascii/ ;
http://www.glassgiant.com/ascii/ ; http://www.4x4.pt/BlueElements/CMSFiles/4x4/Image/91News_%20SAPO.jpg : http://www.glassgiant.com/ascii/ascii.php ; http://analauranahas.files.wordpress.com/2010/03/abobora.jpg ; http://www.glassgiant.com/ascii/ascii.php; http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/thumb/7/7f/Mickey_Mouse.svg/250px-Mickey_Mouse.svg.png ;http://www.glassgiant.com/ascii/ascii.php

Tabela



Tabela de ASCII:
 
 

ASCII: American Standard Code Information Interchange
 
 
A tabela de ASCII, surgiu por volta dos anos 60 pela necessidade de criar um padrão que fosse utilizados por todos os computadores, e facilitanto a comunicação entre eles e a trocas de dados.
Esta tabela utiliza conjuntos de 7 bits para representar 128 caracteres, muito deles adequados apena à língua inglesa, foi desenvolvida nos Estados Unidos.
 

 
 
 


Codificação de Caracteres:




PADRÕES DE CODIFICAÇÃO DE CARACTERES
 
 
 







Existem vários tipos de codificação, como por exemplo:

 ASCII;

Unicode: É um padrão que pemite aos computadores representar e manipular, de forma consistente, texto de qualquer sistema de escrita existente.

EBCDIC: Utilizado em servidores IBM antigos, é completamente diferente do ASCII.

IBM PC Extended Character: Caracteres representados por binários desde 128 até 255 ( 0...127: ASCII) Representação de dígitos da representação Unicode.

ISO Latin and ANSI: Partilham os primeiros 255 caracteres. A partir deste número os formatos diferem do Unicode.

 
 
Bibliografia: Apontamentos da aula ; http://ibxk.com.br/materias/767597731/20672.jpg 

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Tecnologia:



Windows 8 quer mudar a forma como lidamos com o PC
 
A Microsoft apresentou esta quinta-feira, na sua sede em Lisboa, o Windows 8, que pode ser comprado pelos portugueses a partir de amanhã, com uma vasta oferta proporcionada por vários fornecedores.

O novo sistema operativo apresenta-se como «uma ação sincronizada», pois pode ser usado em vários dispositivos, tirando partido do alojamento de dados na nuvem. Em todo o caso, a própria existência de um novo software levou as principais marcas de computadores a criar novos produtos, nomeadamente os tablets com possibilidade de serem acoplados a estações com teclado, transformando-os em típicos portáteis. Aliás, o Windows 8 permite a utilização em formato touch, totalmente renovado, e o mais tradicional desktop. Já estão certificados mais de 1000 modelos.

A Microsoft abre, assim, um novo campo de exploração através dos dispositivos táteis, que existem uma relação diferente e um necessário investimento na Loja Windows, onde é possível encontrar as aplicações, entre elas a da TVI (para além da Caixa Geral de Depósitos, Público, EDP Mobile, etc).

O Windows 8 vai estar disponível para transferência como «upgrade» através do site oficial da empresa (windows.pt), bem como nas grandes cadeias de retalho, em modelos distintos de marcas como Acer, ASUS, Dell, HP, Samsung, Sony e Toshiba.

Estarão disponíveis duas versões: o Windows 8 e o Windows 8 Pro, também disponíveis para download. A versão Pro é superior, com funcionalidades de integração em rede e encriptação de discos para proteção de dados confidenciais (bitlocker). Para os clientes empresariais, eciste a versão Windows 8 Enterprise.

Mas, uma das principais novidades é também o Windows RT, versão do sistema operativo Windows que corre em dispositivos com processadores ARM, e apenas está disponível em PC¿s e tablets onde vem pré-instalada. Os dispositivos ARM são finos e leves, com grande autonomia de bateria, que ligam instantaneamente a partir do stand by. Vem com o Office Home & Student 2013 RT Preview pré-instalado (que inclui Word, Excel, PowerPoint e OneNote, mas não inclui o Outlook) e corre apenas as aplicações disponíveis na Loja Windows.
 
 
 
 
 

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Representação da Informação:



O que é Representação Digital da Informação?
  

A Representação digital é o aspeto que permite utilizar o computador como um processador simbólico. Um dos aspetos essenciais para compreender o funcionamento de um sistema ou aplicação multimédia é, pois, perceber como é representada a informação.
 
 

 
 

 
No sistema numérico binário é utilizado apenas os dígitos 0 e 1, deste modo, toda a informação armazenada nos sistemas informáticos é codificada através de diferentes combinações entre os dígitos binários. Estas combinações podem ser representadas por bits, que são a menor unidade de informação que pode ser armazenada ou transmitida e que podem assumir o valor 0 ou 1. Deste modo, os bits são agrupados em 1, 2, 4, 8, 16 bits, e assim sucessivamente, tornando possível a representação de letras, imagens, sons, valores numéricos decimais, ou outros tipos de dados no sistema informático. Exemplo: 10010001 é um agrupamento de 8 bits, ou simplesmente byte.
 

 



 Conversão do sistema binário para decimal: 
 
Para expressar decimalmente um número binário é necessário escrever, por ordem, cada bit que compõe e multiplicá-lo pela base do sistema, que é sempre 2, e elevar essa basse à posição que ocupa, ou seja, a base do primeiro bit que aparece à direita é elevada a 0 (zero), a base do bit que aparece mediatamenta à esquerda é elevada a 1 e assim sucessivamente até ao último. Para se obter o número decimal final, soma-se os resultados de cada multiplicação.
 

 
Conversão do sistema decimal para binário:

 
Para converter um número decimal para binário é necessário dividir o número por 2 até a divisor ser a unidade. Após feitas as sucessivas divisões, para chegar ao número real na forma binária, coloca-se os bits (que corresponde aos restos de cada divisão) pela ordem inversa da divisão, ou seja, da direita para a esquerda e de cima para baixo.









 
Bibliografia: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjWmyxQelWgLePtwIzXB06bXtz4u_vxuGhH23vYtgzS33kevGbuLsbr6Px94ozd-lrxxPDnjLQYr2Oto2cETEKHwbOjyXpCTkma1mLbhLZMuCb2GVAAsyFHu7wez1_BmVl8bMKMaBvoKb6x/s1600/digitalWorld.jpg ; https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgXzISjsdBD739zvcCIqHS5YWn8hb6mLJ40RI256WCj3aZUgBGH8q2QFjTH7f9fzr5J1Ph_gNrK-ttdH-HqA7bQNB7e9VnLYlVLiVBEkms5Rc6rJERPSH6jH392DZ0DIP6QXw4fwRwRdkg/s1600/400_F_8561819_ymNBQMA49V2WWb6VHQ7v1UMm3CWFeQIS.jpg ; http://aplicmatic.blogspot.pt/2010/11/representacao-digital-da-informacao.html 

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Sugestão ;)




Lana Del Rey *
 
 
 
 
 
 
Meus queridos seguidores, desfrutem e descansem muito neste fim de semana ;)
 
 
                                                                         
 PILU*
 
 
 
 


segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Em suma:


 
 
Podemos então conluir que:



 
 

Divulgação de conteúdos de multimédia:




Modos de divulgação de conteúdos multimédia:
 
 

Existem dois modos de divulgação de conteúdos multimédia, online e offline.
 
 
  • Online: este modo de divulgação consiste em disponibilizar de um modo muito rápido os conteúdos multimédia. Este método ,e divulgado a partir da Internet.
 
 

 
  •  Offline: a divulgação é efetuada através de suportes de armazenamento.

Tipos media:



Quanto à sua origem:

 
Os tipos de media, podem ser quanto à sua origem, capturados e sintetizados.

 

·     Capturados: os tipos de media capturados, são aqueles que resultam de uma recolha do exterior para o computador, como por exemplo, imagens paradas, imagens em movimento e som.

 

 

 

·    Sintetizados: os tipos de media sintetizados, são aqueles que são produzidos pelo próprio computador.
 
 

 
 
 

Natureza espácio - temporal:

 
Dinâmicos:
 
Como já tinha referido, existem tipos de media dinâmicos, designados também por contínuos ou temporias. Este tipo de media agrupa elementos que ao passar do tempo têm alteração na informação, portanto, são elementos dependentes do tempo.
 
Alguns elementos dependentes do tempo: áudio, vídeo e animação.
 
· Áudio: corresponde à reprodução eletrónica do som nos formatos analógicos e digitais. Os formatos analógicos correspondem ao áudio gravado em cassetes, e o formato digital corresponde a um processamento realizado pelo computador.
 
 
 
·  Vídeo: corresponde a um movimento repetitivo de imagens. o vídeo pode ser representado em formato digital e analógico. O formato digital, corresponde a emissão de um vídeo através de um canal de televisão digital e o formato analógico, corresponde a emissao de um vídeo através de um canal de televisão analógico. 
 
 
 
 
· Animação: corresponde ao movimento repetitivo de um conjunto de gráficos, no formato digital.
 
 
 

 
 

Natureza espácio - temporal:


 
Estáticos:
 
 Os tipos de media estáticos, também designados por espaciais ou discretos, agrupam elementos que ao passar do tempo não têm qualquer alteração ao nível da informação, ou seja, são independentes do tempo.
 
Elementos independentes do tempo: imagem e texto.
 
·         Imagens (e gráficos): podem ser consideradas do tipo bitmap e do tipo vetorial, sendo obtidos por captura, através da utilização de uma câmera digital, ou então, pelo computador com programas específicos.
 
 
 
·         Texto: é a forma mais utilizada para a divulgação de informação em diversos meios. Para além disso, este é uma das formas principais da comunicação  entre seres humanos, que tem como exemplo os livros, os jornais, as revistas, o correio eletrónico, entre outros.

 
 
 
 
 
 
 

Media



Tipos de media:




( ou tipos de informação multimédia )



  Existem vários tipos de media:
 
 



Ao termos vários tipos de media, permite-nos ter informações específicas armazenadas em cada um destes tipos. 
 
 


Os tipos de media, quanto à sua natureza espácio - temporal podem ser:

 
Estáticos;
 
Dinâmicos.
 


Multimédia


 
 
O que é Multimédia?

A palavra Multimédia deriva de duas junções de palavras:

·         "Multi" que vem do latim multus e significa numeroso ou múltiplo;

·         "Media" que é o plural da palvra latina medium, que significa meio ou centro.

 O conceito de Multimédia pode ser definido como a utilização de diversificados meios, como por exemplo o texto, gráficos, imagens, vídeos e áudios para a divulgação da mensagem que é processada através do computador. 

Segue-se agora um vídeo, que mostra uma vaga ideia acerca do conceito de multimédia:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  


domingo, 7 de outubro de 2012

Sugestão ;)




Lana Del Rey *
 
 
 

 
 
Espero que gostem da minha escolha para um bom final de fim de semana ;)
 
 

 
 
PILU*




segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Ergonomia aplicada à informática



Postura e Ergonomia aplicada à informática:
 
Cuidados a ter em relação ao posicionamento do corpo nos materias abaixo mostrados:
 
 
 



 
 
 
 


Ergonomia



O que é a Ergonomia?
 
 
A palavra "Ergonomia" resulta de duas palavras de origem grega: "Ergon" que significa trabalho e "monos"que significa leis.
 
 
A Ergonomia, consiste em satisfazer as necessidades de conforto do utilizador, nas condições de trabalho. Esta, pode ser aplicada em vários setores do nosso dia a dia, tais como: no setor escolar, hospitalar, indústrial, entre outros.

Apresentarei a seguir um vídeo em que pode verificar alguns comportamentos importantes a ter acerca da maneira como posiciona os objetos a utilizar e o meio envolvente.