A COR está presente em tudo o que observamos, desempenhando assim um papel fundamental na perceção dos objetos através da presença da luz. Os resultados observados terão mais realismo e naturalidade quanto maior for a fidelidade da reprodução da cor.
A COR transmite-nos informação sobre as condições de iluminação e forma dos objetos que visualizamos. A cor está associada à perceção, pelo sistema de visão dos individuos, da luz emitida, difundida ou refletida pelos objetos, sendo considerada um atributo dos mesmos.
A interpretação das cores é feita pelo cérebro humano depois de a luz atravessar a íris e ser projetada na retina. Os olhos são os sensores de toda a visão e pode ser do tipo escotópica e fotópica.
- Visão Escotópica: Capta baixos níveis de luminosidade, sensíveis ao brilho, logo não deteta as cores e é utilizado durante a noite, ou em ambientes escuros depois de um certo tempo onde o olho passa a ser mais sensível às "luzes azuis". Os sensores utilizados na visão escotópica são os batanetes.
- Visão Fotópica: Possibilita a visualização das cores e ao contrário da visão escotópica esta é utilizada durante o dia, ou em níveis normais de luminosidade. Os sensores que são utilizados nesta visão são os cones, essencialmente, três tipos diferentes presentes na retina.
Bibliografia:Apontamentos da aula; http://s3.amazonaws.com/magoo/ABAAABIvUAB-0.png
Sem comentários:
Enviar um comentário